Compartilhar:

Share/Bookmark

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Pãozinho de queijo baiano



Gente, em umas das minhas viagens à Salvador (cidade linda e acolhedora) eu, meu marido e minhas filhas, fomos a uma padaria fazer um lanche. Perguntamos se tinha pão de queijo, a moça nos serviu um pão de queijo, que achamos muito estranho, completamente diferente do tradicional pão de queijo mineiro. Comemos e adoramos aquele pãozinho de queijo diferente, foi amor a primeira mordida. Bom, o sabor ficou na minha memória degustativa. Essa semana, minha filha que mora em Zurique, me mandou um recado, dizendo que achou a receita dos pãezinhos no site Rainhas do lar, fui lá, copiei, e a formatei do meu jeito, e está aqui. Ele é macio, leve e de uma gostosura, que só experimentando pra ver! Façam e depois me contem como ficou , ta bom?






Ingredientes:


  • 01 quilo de farinha de trigo.
  • 10 gramas de fermento biológico seco.
  • 01 xícara de açúcar.
  • 01 colher (sopa) de sal.
  • 02 xícaras (chá) de leite morno. -> se o leite ficar quente, vai atrapalhar a fermentação.
  • 03 ovos.
  • 1/2 xícara (chá) de óleo.
  • 01 colher (sopa) de margarina.


Modo de fazer:



Misture todos os ingredientes, depois despeje tudo em uma superfície lisa e enfarinhada. Sove a massa por uns dez minutos. Se a massa ficar grudenta, mesmo depois de muito sovada, não tem problema, unte uma vasilha com óleo, coloque a massa, cubra -a com um pano e deixe-a descansar por meia hora. Unte e enfarinhe duas formas retangulares grandes. Unte suas mãos com óleo ou margarina e faça os pãezinhos, eu fiz quarenta e cinco, dependendo do tamanho, pode chegar até a sessenta. Coloque-os nas formas, cubra com um pano e deixe descansar por uma hora e trinta minutos (eles vão dobrar de tamanho, portanto não os coloque muito perto uns dos outros). Coloque-os pra assar em forno pré-aquecido a 250°-280° por quinze minutos, não deixe que eles fiquem dourados, eles são branquinhos mesmo, pode acreditar. Depois de quinze minutos eles estarão branquinhos e assados.


Recheio:


Numa panela, misture uma xícara de leite, duas colheres (sopa)
de farinha de trigo, uma gema, uma colher (sobremesa) de sal e uma colher (sopa) de manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, para não empelotar, quando engrossar, acrescente duas colheres de queijo parmesão ralado, eu preferi o queijo mussarela, e meia xícara de creme de leite. Quando os pãezinhos estiverem assados, abra-os e recheie. Com os pãezinhos ainda quentes, pincele margarina em cada um deles e polvilhe queijo ralado de sua preferência (eu usei mussarela). Esses pãezinhos podem ser congelados, depois é só esquentar no microondas e pronto!

10 comentários:

Unknown disse...

Eba! Que bom que você fez! Semana que vem vou experimentar :-)

Fátima disse...

Se quiser,venha aqui em casa experimentar, é só dar um "pulinho'

Zaíra Bosco disse...

Minha nossa senhora do pão de queijo 2!

Isadora disse...

Ô trenzin baum!! :9

cucchiaiopieno.com.br disse...

Cara Fatima, nem acreditei quando vi esta receita! Aqui nao existe polvilho, nao é possivel fazer pao de queijo que é a minha paixao, nao vejo a hora de fazer esta receita. Um abraço. Léia

Jéssica disse...

Esse pãozinho é a maior tentação!É MUITO BOM,É FOFINHO, PARECE ATÉ MARSHMALLO, DE TÃO FOFO QUE É...

Mel disse...

É muito gostoso.Vou tentar fazer esse fim de semana :)

Mel disse...

Aproveitei que tá friozinho e acabei de fazer os pãezinhos.Meu forno é fraquinho, então mesmo a 290º tive que deixar assando por quase 30 min.Tirei com 15 min. e estavam totalmente crus.Então, acho que o melhor é dar uma olhadinha no fundo do pão.Se tiver moreninho, ok! Ficaram deliciosos.Renderam 39 und.:)

Kelly BH disse...

Que coisa mais "bunitinha" seu blog! Estou começando a fazer minhas próprias comidinhas e vou aproveitar muitooooo suas receitas. Parabéns pela criatividade e carinho que você transmite em seu blog!

Mariany Arruda -Augustinópolis-TO disse...

Simplesmente perfeito, nunca fiz nada igual, eu amo fazer massas, mas essa ficou sendo a preferida, meu esposo amou .