Compartilhar:

Share/Bookmark

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pizza de mussarela de búfala e shimeji


Pizza, é bom demais, né? Conheço poucas pessoas que não gostam. Aquelas assadas no forno à lenha, então, são as minhas preferidas! Mas eu não tenho forno a lenha, então a gente se vira com o que tem não é mesmo? Ah, o feriadão ta chegando, que tal reunir os amigos e fazer uma rodada de pizzas? A massa dessa receita é básica, o recheio para o meu gosto é um dos melhores, então é só correr pro abraço!!!


Ingredientes para a massa:


  • 250 gramas de farinha de trigo.
  • 02 colheres (sopa) de azeite.
  • 01 pitada de sal.
  • 01 colher (chá) de fermento para pão (11 gramas).
  • Água morna -> o quanto baste.
  • Farinha -> o quanto baste.

Ingredientes para o recheio:


  • 200 ml de molho de tomate*
  • 100 gramas de shimeji -> salteie o shimeji com uma colher (sopa) de azeite e uma pitada de sal, antes de cobrir a pizza.
  • 200 gramas de mussarela picada.
  • 150 gramas de mussarela de búfala.
  • 12 azeitonas pretas.
  • orégano a gosto.

Molho de tomate*:


  • 04 tomates pelados e sem sementes.
  • 100 ml de azeite.
  • 01 cebola pequena ralada.
  • 02 dentes de alho inteiros (se você quiser, pode retira-los, ao montar a pizza).
  • 01 cenoura ralada.
  • 01 pitada de açúcar.
  • 01 pitada de orégano.
  • Sal e pimenta do reino a gosto.
  • Água -> o quanto baste.


Modo de fazer a massa:


Dissolva o fermento num pouco de água morna. Reservar. Coloque a farinha em monte na bancada e abra uma cavidade. Junte o sal, o azeite, e o fermento dissolvido na água. Misture muito bem. Amasse, juntando água morna aos pouquinhos, até a massa ficar lisa e maleável. Formar uma bola e deixar repousar por 1 hora em uma vasilha polvilhada com farinha de trigo, num local quente e protegido de corretes de ar (melhor tampar bem a vasilha). Pré-aqueça o forno a 230°C. Decorrido esse tempo, estenda a massa numa bancada polvilhada de farinha e com o auxílio de um rolo, abra a massa formando um disco. Forre uma fôrma redonda ( + ou - 35 cm de diâmetro) própria para pizza com a massa.

Modo de fazer o molho de tomate:


Frite o alho e a cebola no azeite, acrescente a cenoura ralada e também os tomates pelados. Adicione o orégano, pimenta, sal e o açúcar. Por último a água (+ ou - 1 litro) . Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, ou até o molho ficar encorpado e a cenoura bem molinha, lembre-se que você vai precisar de 200 ml de molho pronto!


Montagem da pizza:


Espalhe o molho de tomate sobre a massa, a mussarela picada, mussarela de búfala, azeitonas preta, orégano, e por último o shimeji. Leve ao forno por 20-25 minutos, a 230 graus. Retire do forno e sirva imediatamente, acompanhado de um bom azeite de oliva .

Dica da preta:


Para deixar os tomates pelados é simples: coloque-os na panela com água , leve ao fogo e deixe ferver, até que a pele comece a se soltar, depois com as mãos termine de fazer a "pelagem", parta ao meio e retire as sementes. Fácil não?!
Essa pizza serve 4 pessoas (depende também do apetite, hehehe).

19 comentários:

ameixa seca disse...

Eu também não tenho fogão a lenha mas viro-me com o que tenho e eu e a minha mãe somos as maiores fãs. A semana passada ganhei de presente um livro de pizzas e tem-me apetecido muito comer algumas he he
Vou ter que fazer!

Isadora disse...

Maravilhosaaaaaaaaaaaaaaa essa pizza!
Eu que adoooro um cogumelo, achei perfeita! Tá de parabéns...;)

Jéssica disse...

Adooooooreiiii essa pizza!Sempre a Tia Fá falava : "ahhhh, eu não consigo fazer nem pizza nem lasanha, não sei o que, e blá, blá blá! E não é que conseguiu?? Falta só a Lasanha! Hehehehe! :P

Sónia Meirinho disse...

Que delícia de pizza. Eu adoro assim só com queijo!! Muito bom mesmo.Beijo

Zaíra Bosco disse...

Pítiça!!!!!!!!!
:D
Se o Cris der uma passadinha por aqui vou ter que fazer!

Fátima disse...

Gostaria de ver algumas dessas receitas aqui publicadas viu Ameixa?!

Teremos algumas mais Isadora!

Beijos Sonia!

Tomara que o Cris veja. :P

Michelle Santos disse...

Ei bonita! Obrigada pelo selinho! Já está no blog com mto carinho!
beijocas
Mii

Cris disse...

Você e suas ideias maravilhosas... meu filho e eu gostamos muito de shimeji, mas nunca usei em pizza... adorei. Ainda bem que você leu o post do spatzle com atenção, viu como é fácil. Beijos!

Fátima disse...

A lasanha também já foi feita Jéssica, esqueceu?

Já fui lá no seu blog ver o selinho, Michelle. Obrigada :)

Fátima disse...

O shimeji, é saboroso e bem versátil né Cris. Qualquer hora dessas vou fazer o spatzle. Beijos.

Nana disse...

Preta, isso não se faz, amoooo pizza rs
Bjss querida!!!

Fátima disse...

Obrigada Nana. Beijos!

Nela disse...

Olá Fátinha, adoro pizza amiga!eu e minha filha somos fãs mesmo, faço cá em casa muitas vezes, mesmo minha filha as faz, mas por vezes não faço tanto como gostaria mesmo, por falta de tempo apenas, volto a pedir desculpa da falta de comentários, mas amiga nunca me esqueço acredite e muito obrigada por tb não me esquecer, Beijoquinhas grandessss.

Fátima disse...

Não vou esquecer mesmo Nela, sei que você é uma pessoa ocupadíssima. Beijão.

Romy Almeida disse...

Ai é tão bom!!! Aqui em casa adoram rsrs

Bjokas e bom fim de semana***

Talita disse...

Ah, eu gosto demais de pizza. Esse recheio está tentador!

Fátima disse...

Romy, bom final de semana pra você também! :D

Existem mil recheios pra pizza, e a gente sempre acaba inventando mais um né Talita?! beijos.

Paula Pacheco disse...

Fátima, que delicia de pizza...ficou muito chique este mix de ingredientes...adorei, parabens...
bjs
Paula

Fátima disse...

Obrigada Paula, volte sempre! :))