Compartilhar:

Share/Bookmark

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mini bolos de chocolate com castanhas e recheio de doce de leite




Quando eu terminei de fazer esses mini bolos, eu ouvi: "ai que bonitinhos, que gracinha, que gostoso, que delícia, nossa esse recheio é muito bom, nhami, nhami, , ah só mais um, ah são pequenininhos, só mais um vai!..." É pessoal, é uma verdadeira tentação, difícil comer só um!






Ingredientes:
  • 1/2 xícara de farinha de trigo.
  • 1/2 xícara de cacau em pó.
  • 1/4 colher (chá) de sal.
  • 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio.
  • 08 colheres rasas (sopa) de manteiga sem sal.
  • 02 ovos grandes.
  • 1/2 xícara de castanhas trituradas.
  • 01 xícara (chá) de açúcar.
  • 02 colheres (chá) de essência de baunilha.
  • 01 lata de leite condensado .
Modo de fazer:

Aqueça o forno a 250 graus. Coloque o leite condensado pra cozinhar na panela de pressão por 40 minutos, espere esfriar. Reserve.


Forre 20 fôrminhas em miniaturas com papel manteiga ou forminhas de papel tamanho: 6,0 x 4,0 x 2 cm.


Em uma tigela peneire a farinha de trigo, o cacau em pó, bicarbonato e o sal. Reserve. Em uma panela pequena, derreta a manteiga em fogo baixo. Retire do fogo e acrescente o açúcar, mexa e espere esfriar. Depois de frio, adicione os ovos e a baunilha, mexendo bastante, até ficar bem homogêneo, acrescente agora a mistura de farinha, em seguida as castanhas trituradas. Mexa a massa muito bem.

Em cada fôrminha, ( revestidas com papel manteiga ou untadas com manteiga e farinha de trigo), coloque uma colher (sopa) de massa , uma colher (chá) de doce de leite e cubra com mais uma colher (sopa) de massa, espalhe a massa cuidadosamente ou dê umas batidinhas para a massa assentar.







Asse por cerca de 15 minutos, ou até que enfiando um palito, ele saia limpo. Espere esfriar para desinformar.


Sobre cada bolinho, faça uma "poeirinha" de cacau em pó ou uma "geadinha" com açúcar de confeiteiro. Podem ser congelados em recipiente hermeticamente fechado por até 1 més. Fiz 20 mini bolos.


Adaptado de: Scharffen Berger

14 comentários:

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Quase enfartei agora vendo este chocolate com doce de leite...ai ai

bjsssssssssssss

shinji disse...

Feliz Dia Fátima.
Puxa vida, acabei de chegar do serviço e ví essa tentação maravilhosa. Depois que vê a obra prima feita e logo em seguida degustada; e ainda com aquela cara de quero mais um. ("!*) Hahahaha.... Na minha opinião é gratificante. Preciso tomar vergonha na cara tb. e publicar as gulosices que tenho feito. Bom dia e sayonara

Zaíra Bosco disse...

Nossa, heim! Parecem tão fofinhos!

ameixa seca disse...

Que belo aspecto, o recheio deve ficar mesmo surpreendente :) Já comia uma agora de sobremesa!!!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que delicia! Ficaram lindos demais! Parabéns Fátima! Bjinhos

welze disse...

um luxo só. realmente um show

Carla disse...

Esse eu vou ter que fazer!

Lia disse...

Mas que bom!
Que bolinhos de abrir o apetite a qualquer um, aliás, como sempre
receitas maravilhosas.
bjssss amiga

Isadora disse...

Oh meu God...
É maravilhosa a sensação que se tem ao morder esses quadradinhos! *O*
Amei a casquinha por fora, dentro molinho...ai vai mordendo, mordendo...e dá de cara com o doce de leite te chamando... Uff...Ah, e ainda tem as castanhas né (só pra "piorar as coisas")... u.u'

:9

Cuca disse...

Acabou de me deixar a babar!!!! Sim, babar! Porque estes bolinhos são uma verdadeira tentação!!! Vou levar já a receita... Fátima, arrasou! Os meus parabéns!!! Sou doida por doce de leite! =)
Beijos*

Fátima disse...

Aguenta firme Anita! chocolate é bom demais e com doce de leite, realmente é difícil de segurar!! :))

Realmente shinji, é gratificante sentir a satisfação das pessoas! Tô aguardando as suas publicações de guloseimas heim! Obrigada.

Zaíra, eles ficaram parecendo travesseirinhos hehehe. :D

Ameixinha, o bom mesmo é a mordida no "escondidinho" :)))

Obrigada Paulinha. Bom final de semana! beijos.

Welze, luxo é ter o seu cometário amiga!

Quero só ver Carla!!!

Lia, obrigada mais uma vez pelo maravilhososo comentário. Beijinhos.

Comeu que se lambuzou né Isadora?! hehhe. :}

Cuca disse...

A forma é de silicone!! Só uso formas de silicone... Fui comprando aos poucos e agora tenho uma colecção considerável! São muito boas, práticas de usar e lavar!
Beijos*

Romy disse...

UAU!!! Esse bolinho deve ser uma delicia... eu quero!!!

Adorei... adorei :-D

Paula Pacheco disse...

Olá Fatima, vc quer me matar com esse mini bolo e ainda por cima com doce de leite, já estou copiando tudinho no micro, tenho forminhas pequenas também, vou ter que fazer né!!! que coisa boa,
bjs
Paula