Compartilhar:

Share/Bookmark

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Pão de sal (tipo francês)


Há algum tempo que eu venho tentando fazer pão de sal, depois de algumas tentativas frustradas, finalmente conseguir fazer "a minha receita", " o meu pão", achei que ficou gostoso, leve e com a casca crocante. Ainda quentinho, eu o parti ao meio, reguei com azeite, huuuum! Ficou bom demais!


Ingredientes:
  • 01 quilo de farinha de trigo.
  • o1 colher (sopa) de sal.
  • 50 gramas de fermento biológico fresco.
  • 02 colheres (sopa) de melhorador de farinha.
  • 01 colher rasa (sopa) de açúcar.
  • 02 colheres (sopa) de manteiga ou margarina.
  • 600 ml de água gelada.


Modo de fazer:


Coloque a farinha numa tigela, acrescente o sal, o melhorador de farinha, açúcar, misture com uma colher, feito isso, abra um buraco no meio dessa mistura, coloque a margarina, a água gelada e o fermento esmigalhado, desmanche-o na água gelada. Com as mãos misture bem todos os ingredientes, quando formar uma "bola", transfira-a para uma superfície levemente polvilhada com farinha de trigo e comece a sovar a massa ( se caso a massa estiver ficado esfarelando, coloque um pouquinho mais de água gelada). Sove-a por uns cinco minutos, volte com a massa sovada para a tigela (polvilhe um pouquinho de farinha na vasilha, para a massa não grudar), cubra com um pano úmido e deixe a massa crescer por uma hora. Decorrido esse tempo, dê alguns soquinhos na tigela para a massa soltar as bolhinhas de ar ( a massa vai murchar um pouco). Separe porções de massa e modele os pães a seu gosto. Unte duas fôrmas retangulares grandes, coloque os pãezinhos (por exemplo, se você for fazer vinte pãezinhos, separe vinte porções), abra-as com o cilindros lado a lado nas fôrmas, não os coloque muito próximos, porque eles vão crescer bastante. Cubra novamente com o pano úmido e deixe-os crescer novamente por vinte minutos. Enquanto eles estão crescendo, acenda o fôrno a 280°C, deixe ficar bastante quente. A essa altura, os pães já cresceram, coloque-os no fôrno e jogue no "assoalho" do fôrno um copo de água gelada, feche o fôrno imediatamente, abaixe a temperatura para 180-200°, o vapor que vai se formar com o choque da água gelada e o fôrno quente é que vai dar a crocância aos pãezinhos. Asse-0s até começar a dourar.

Dicas da preta
:

  1. A forma mais prática de modelar os pãezinhos é abrindo a massa em forma de um triângulo. Enrrole, começando pela base do triângulo, vai ficar parecendo um "casulinho".
  2. Ao invés de "jogar água gelada no "assoalho" do fôrno, jogue alguns cubinhos de gelo.
  3. Obs: o pano úmido é para não deixar a massa ficar ressecada.

7 comentários:

cucchiaiopieno.com.br disse...

Que delicia de pao! Parabéns, a tua receita é um sucesso! Um abraço. Léia

Anônimo disse...

unh muito bom seu blog
dá uma passadinha lá no meu depois

planetadosalimentos.blogspot.com

Sucesso !

ameixa seca disse...

Se há coisa que eu gosto é de pão quente :) Tenho que me controlar para não comer e isso nem sempre resulta!
Bom fim de semana!

Pestana disse...

Gostei das receitas e adicionei o link ao meu blog: www.mundodobacalhau.blogspot.com.
Gostaria de receber a sua visita

Edilia disse...

Que delicia do pão saindo do forno,ficaram maravilhosos e comendo com azeite é tudo de bom,eu adoro fazer isso.
Edilia

Tricocomceci disse...

oi Preta td bom?

Ah! eu vou tentar fazer esses pães, será q dá na panificadora?
eu vou tentar depois te conto
bjos*

Nice Baeta disse...

Preta, obrigada pela visita e por seu comentário. Eu adicionei seu blog à lista dos blogs que acompanho. Eu como mineira com raízes no interior gosta de comer bem. Estes seus paezinhos como todo o blog parece muito apetitoso. Como todas as pessoas que gostam de cozinhar você deve colocar um ingredientes que não podem faltar: amor, dedicação e cuidado. Vou acompanhar o seu blog e testar suas receitas. Um abraço fraterno. Helenice.
Não deixe de visitar o meu Blog :
http://carandaieaqui.blogspot.com/