Compartilhar:

Share/Bookmark

terça-feira, 5 de maio de 2009

Bananas carameladas


Essa banana caramelada é uma sobremesa chinesa, muito apreciada e fácil de fazer. Vi essa receita no blog da jornalista Alessandra Blanco. Fiz, gostei e eis a receita.

Ingredientes para a massa:


  • 350 ml de água.
  • 300 gramas de farinha de trigo.
  • 20 gramas de fermento em pó.
  • 15 gramas de amido de milho.
  • 01 clara de ovo.
  • 01 pitada de sal.
  • 01 colher (chá) de óleo de soja.
Modo de fazer: Bater a farinha com a água, clara, sal e o amido até a massa ficar bem macia e homogênea. Adicionar o óleo e continuar batendo. Obs: Adicionar o fermento somente na hora de utilizar a massa. Aquecer o óleo para a fritura em uma temperatura média. Cortar as bananas em quatro pedaços cada e mergulhar rapidamente cada pedaço na massa. Fritar no máximo quatro pedaços por vez, deixe dourar. Juntar as bananas fritas ao caramelo.

Caramelo para as bananas:

  • 03 bananas nanicas sem casca -> eu fiz com banana prata.
  • 100 ml de água.
  • 200 gramas de açúcar.
  • 03 ml de óleo de soja.
  • + ou - 01 litro de óleo para a fritura das bananas.


Modo de fazer:


Derreter o açúcar com a água e três ml. de óleo, até a mistura ficar dourada. Abaixar o fogo e mexer até a calda ficar em ponto de caramelo. Colocar os pedaços de banana empanados no caramelo quente, misturando rapidamente para cobri-los totalmente. Depositar os pedaços bem separados numa travessa untada com óleo para que não grudem. Esperar o caramelo endurecer e servir.


Dicas da preta
: Sirva com uma bola de sorvete de creme, fica maravilhoso. Você também pode variar de fruta, use por exemplo, abacaxi, pêra ou maçã.

7 comentários:

Minha Casa - meu corpo disse...

NO INVERNO VAI FICAR UMA DELÍCIA.
vOU FAZER DEPOIS TE ONTO. BJS NICE BAÊTA.

Isadora disse...

oh minha nossa... tem que ter muito cuidado para não comer muitas bolinhas!!!

Zaíra Bosco disse...

Eu amo banana caramelada!

Nela disse...

Fátinha ficou óptimo amiga que delicia de sobremesa! mas não me admiro tem umas lindas mãos mesmo, eu que ando sem fome mesmo de doces rsrs comia 2 pelo menos, obrigada pelo comentário e já que a disposição não é nenhuma para fotografar e postar, vou comentando na medida do possivel, beijinhossss

Téia disse...

Preta querida, tô viva, rá! A gripe me pegou, virou sinusite, mas tô melhor. Hoje vou postar e visitar as amigas. Obrigada pelo comentário e por sentir minha falta. Você é fôfa!!! Sua banana está linda demais, amei a idéia. Bj grande.

Unknown disse...

Minha fruta caramelada predileta é abacaxi. Sempre que vou em restaurante chinês eu tenho que pedir. Vou tentar fazer qualquer dia desses.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Nem acreditei quando vi esta receita! Eu amooooooooo esta banana, sabado comi num restaurante que eu adoro, nunca havia visto a receita. Muito obrigada, farei hoje mesmo. Abraços. Léia