Há algum tempo que eu venho tentando fazer pão de sal, depois de algumas tentativas frustradas, finalmente conseguir fazer "a minha receita", " o meu pão", achei que ficou gostoso, leve e com a casca crocante. Ainda quentinho, eu o parti ao meio, reguei com azeite, huuuum! Ficou bom demais!
Ingredientes:
- 01 quilo de farinha de trigo.
- o1 colher (sopa) de sal.
- 50 gramas de fermento biológico fresco.
- 02 colheres (sopa) de melhorador de farinha.
- 01 colher rasa (sopa) de açúcar.
- 02 colheres (sopa) de manteiga ou margarina.
- 600 ml de água gelada.
Modo de fazer:
Coloque a farinha numa tigela, acrescente o sal, o melhorador de farinha, açúcar, misture com uma colher, feito isso, abra um buraco no meio dessa mistura, coloque a margarina, a água gelada e o fermento esmigalhado, desmanche-o na água gelada. Com as mãos misture bem todos os ingredientes, quando formar uma "bola", transfira-a para uma superfície levemente polvilhada com farinha de trigo e comece a sovar a massa ( se caso a massa estiver ficado esfarelando, coloque um pouquinho mais de água gelada). Sove-a por uns cinco minutos, volte com a massa sovada para a tigela (polvilhe um pouquinho de farinha na vasilha, para a massa não grudar), cubra com um pano úmido e deixe a massa crescer por uma hora. Decorrido esse tempo, dê alguns soquinhos na tigela para a massa soltar as bolhinhas de ar ( a massa vai murchar um pouco). Separe porções de massa e modele os pães a seu gosto. Unte duas fôrmas retangulares grandes, coloque os pãezinhos (por exemplo, se você for fazer vinte pãezinhos, separe vinte porções), abra-as com o cilindros lado a lado nas fôrmas, não os coloque muito próximos, porque eles vão crescer bastante. Cubra novamente com o pano úmido e deixe-os crescer novamente por vinte minutos. Enquanto eles estão crescendo, acenda o fôrno a 280°C, deixe ficar bastante quente. A essa altura, os pães já cresceram, coloque-os no fôrno e jogue no "assoalho" do fôrno um copo de água gelada, feche o fôrno imediatamente, abaixe a temperatura para 180-200°, o vapor que vai se formar com o choque da água gelada e o fôrno quente é que vai dar a crocância aos pãezinhos. Asse-0s até começar a dourar.
Dicas da preta:
- A forma mais prática de modelar os pãezinhos é abrindo a massa em forma de um triângulo. Enrrole, começando pela base do triângulo, vai ficar parecendo um "casulinho".
- Ao invés de "jogar água gelada no "assoalho" do fôrno, jogue alguns cubinhos de gelo.
- Obs: o pano úmido é para não deixar a massa ficar ressecada.
7 comentários:
Que delicia de pao! Parabéns, a tua receita é um sucesso! Um abraço. Léia
unh muito bom seu blog
dá uma passadinha lá no meu depois
planetadosalimentos.blogspot.com
Sucesso !
Se há coisa que eu gosto é de pão quente :) Tenho que me controlar para não comer e isso nem sempre resulta!
Bom fim de semana!
Gostei das receitas e adicionei o link ao meu blog: www.mundodobacalhau.blogspot.com.
Gostaria de receber a sua visita
Que delicia do pão saindo do forno,ficaram maravilhosos e comendo com azeite é tudo de bom,eu adoro fazer isso.
Edilia
oi Preta td bom?
Ah! eu vou tentar fazer esses pães, será q dá na panificadora?
eu vou tentar depois te conto
bjos*
Preta, obrigada pela visita e por seu comentário. Eu adicionei seu blog à lista dos blogs que acompanho. Eu como mineira com raízes no interior gosta de comer bem. Estes seus paezinhos como todo o blog parece muito apetitoso. Como todas as pessoas que gostam de cozinhar você deve colocar um ingredientes que não podem faltar: amor, dedicação e cuidado. Vou acompanhar o seu blog e testar suas receitas. Um abraço fraterno. Helenice.
Não deixe de visitar o meu Blog :
http://carandaieaqui.blogspot.com/
Postar um comentário