Compartilhar:

Share/Bookmark

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Bolo de abóbora com recheio de cream cheese



Bolo ou pão? Eis a minha dúvida. Vi essa receita no site Joy of baking, lá essa receita foi postada como pão. O que eu acho é que, para ser pão tem que ser feito com fermento biológico e esse é feito com fermento químico (por favor, se eu estiver errada me corrijam, ok?). Como eu raramente sigo a risca uma receita (dou sempre os meus pitacos :D), comecei a modificação logo pelo título! Como não se pode passar sabor por fotos, eu sugiro que vocês façam esse bol
o! ;)





Ingredientes para o cream cheese:

  • 220 gramas de cream cheese.
  • 1/2 xícara (100 gramas ) de açúcar.
  • 02 ovos grandes.
  • 1 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo.
Ingredientes para o bolo:
  • 01 xícara (110 gramas) de nozes ou castanhas.
  • 3 1/2 xícara (490 gramas) de farinha de trigo.
  • 01 colher (chá) de fermento em pó.
  • 01 colher (chá) de bicarbonato.
  • 3/4 colher (chá) de sal. -> na verdade, uma pitada.
  • 1 1/2 colheres (chá) de canela em pó.
  • 1/4 colher (chá) de noz-moscada.
  • 04 ovos grandes.
  • 02 xícaras (400 gramas) de açúcar.
  • 01 xícara ( 226 gramas) de manteiga sem sal derretida e fria.
  • 425 gramas de purê de abóbora.
  • 01 xícara (240 ml) de água ou leite.
  • 1 1/2 colheres (chá) de essência de baunilha.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte 02 fôrmas para bolo inglês 23 cm x 13 x 8. Coloque as nozes ou castanhas no forno por cerca de 8-10 minutos ou até dourar. Espere esfriar e, em seguida, pique grosseiramente e reserve.

Modo de fazer o recheio de cream cheese:

Na tigela da batedeira, bata o cream cheese e o açúcar até ficar liso. Adicione os ovos, um de cada vez, bata até misturar bem, acrescente então a farinha, misture e reserve.


Modo de fazer o bolo de abóbora:

Numa tigela grande, peneire a farinha, o fermento em pó, bicarbonato, sal, canela e noz-moscada. Reserve. Em outra tigela, bata os ovos ligeiramente. Adicione o açúcar e a manteiga derretida e bata até misturar bem. Acrescente a abóbora, água ou leite, baunilha e nozes ou castanhas. Adicione a mistura de farinha à mistura de abóbora e mexa para os ingredientes ficarem bem agregados. Despeje a massa, só até a metade das fôrmas, feito isso, distribua o recheio sobre a massa das duas fôrmas, agora cubra o recheio com o restante da massa. Asse por 50-60 minutos, ou até que, introduzindo um palito ele saia limpo. Espere esfriar para desinformar. Esse bolo pode ser congelado para uso posterior. Rende 2 bolos.

Ah tá bom, esqueci de explicar como se faz o purê de abóbora né? Afinal, quem ta entrando agora na cozinha não é obrigada(o)a saber!
Descarque a abóbora (de preferência Cabutiá), cozinhe somente com água, quando estiver macia, escorra e amasse com um garfo. Empregue à receita. Eu prefiro cozinhar no vapor, ela fica mais enxutinha.

15 comentários:

shinji disse...

Bom dia Fátima.
Sempre vejo os blogs a altas horas é porque somente tenho tido tempo nesse horário. Bom fiquei em dúvida tambem, mas como tem pessoas que falam que o muffin é pão, acho que aqui tb. pode ser considerado um pão. Ademais achei interessante que certas palavras ficam registradas como o cabotia. Achei engraçado vc ter escrito, como sou descendente as vezes fico com receio de pronunciar e achei legal a forma como vc expos esta palavra. Sayonara

Sónia Meirinho disse...

mas que delicia de bolo!! fizeste uma excelente combinaçao e o sabor deve ser divinal!!! adorei. beijinhos grandes

Marlene e João disse...

Hummm... Os meus lhinhos já comem! eehehehheh
Bom aspecto esse bolinho Fátima.
Beijinhos doces de um bom fim de semana *.*

a Trofa tem cozinheira disse...

UAU!!! *.* que BOLO BOM!!!!! que LINDOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Paula Pacheco disse...

Fátima, que maravilha esta receita, ficou chic com cream cheese, uma mistura saborosíssima,de comer até acabar...e achei que ficou com mais cara de bolo :D
bjs
Paula

ameixa seca disse...

Tenho a noção que chamam "bread" a quase tudo que fazem em forma de bolo inglês :) Eu também acho que são bolos. Tem mais aspecto disso do que de pão :) Bom sair do forno já com recheio, né? Super prático!

Zaíra Bosco disse...

Hmmm quase consegui sentir o gostinho dele
:)

»¤Þ䵣䤫 disse...

Caramba! Deve ter ficado bom demais esse bolo! Nunca tinha visto! Amei! Parabéns! Bjinhos

Fátima disse...

Shinji, eu continuo na dúvida se fiz bolo ou pão, mas isso na verdade pouco importa né? Quanto a abóbora cabutiá, eu sempre a conheci com esse nome hehehe, nosso país é tão grande, que, com certeza, tem outros nomes. Daqui a pouco vou ti fazer uma visitinha, vc tem tido tempo de postar? Obrigada :P

Olá Soninha, curta seu final de semana ! beijos.

Oi Marlene e João, vocês são uma simpatia de casal! beijinhos.

Oi Bombom, obrigadooooooooooooooo!

Realmente Paula, ele ficou com cara de bolo mesmo. Beijos.

Ameixinham será que o bolo inglês, eles chamam de pão??? :D

Você não imagina o cheirinho bom que ficou, quando estava sendo assado Zaíra!

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Imagine uma doida se babando enfrente ao pc por ver e ler esta receita... imaginou??? pois bem, sou eu por tua causa amiga.... aaaaaaaaaaaaaiiii! isto não vale! buá....

bjsssssssssssssss

welze disse...

pão ou bolo? Independente do que seja, está lindo.

Fátima disse...

Anita, depois de um comentário desse, ganhei o dia!! Obrigada amiga. :)))

Welze, obrigada pela visita e bom feriadão! :D

Lia disse...

Que aspecto...
Ficou lindo e deve ser muito bom, Fátima,beijinhos amiga.

Cucchiaio pieno disse...

Querida Fatima, para mim também é bolo/torta e o farei em breve pois esta mistura é otima. Adoro tudo com abobora.

Um grande abraço
Léia

Romy disse...

Minha querida... esse bolo ficou um espanto... adorei... deve ser um manjar dos Deuses...rsrsr

Vou tentar fazer eheheh

Depois conto ;-)

Bjokas***